A IMPORTÂNCIA DA CALAGEM NA AGRICULTURA

Calcário, a base para a produtividade e rentabilidade das lavouras.

A busca por tecnologia no meio agrícola está cada vez maior nos dias atuais. Sabe-se que o aumento da produtividade das culturas está intimamente ligado ao correto manejo do solo e da água nas propriedades. Um bom manejo do solo inicia com uma análise. A partir dela é que os profissionais habilitados podem recomendar a correta dosagem e aplicação de calcário e fertilizante.

A aplicação de calcário é chamada de calagem, é uma ferramenta de manejo bastante rentável ao produtor. O baixo custo de aplicação e a boa resposta em produtividade são os principais fatores que tornam esse insumo fundamental.

Entre os benefícios que a calagem possui, está o aumento do pH do solo. Os solos do Rio Grande do Sul são, em grande parte, ácidos e a maioria das culturas tem seu desenvolvimento ideal em solos com pH na faixa de 6,0 a 7,0. A alta acidez permite que o alumínio e o manganês, que são bastante solúveis, fiquem disponíveis na solução do solo, causando toxidez nas plantas. Além da toxidez, o alumínio pode fixar o fósforo, tornando-o indisponível para as plantas.

A calagem , através da correção da acidez, proporciona uma melhor condição de desenvolvimento das raízes das plantas com um melhor aproveitamento da água e nutrientes disponíveis. Somado a isto, temos um aumento da saturação de bases na solução do solo que ocasiona a maior disponibilidade de nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio. Isso acaba promovendo um melhor desenvolvimento das plantas e consequente aumento de produtividade. O calcário possui altos teores de cálcio e magnésio, promovendo assim um aporte interessante destes nutrientes quando utilizado.

Apesar de ser uma prática bastante conhecida, em muitos casos o produtor rural acaba deixando de dar a devida importânciapara a calagem, apesar de todos os benefícios que a aplicação de calcário possui.Com a melhoria na rentabilidade, principalmente da cultura da soja, os produtores estão focados em aumentar a produtividade e, para isso, a correção do solo é primordial. Com o advento do plantio direto, a melhoria foi significativa e a produtividade aumentou. Para continuarmos nesse caminho a aplicação de calcário e correção do solo são práticas fundamentais.